sábado, 1 de agosto de 2009

EU QUERO ACREDITAR



Dissecando ARQUIVO X, a série mais importante e Nerd dos últimos tempos...
Por: João Paulo Serra Santiago

Meu primeiro contato com algumas coisas nerds foi com a série Arquivo X. Na época eu era jovem e não entendia muito o fanatismo da série, mas acompanhei-a e pouco a pouco ela foi me dominando a ponto de me fazer torcer para chegar o final de semana só para poder ver os episódios.

Os mais novos não devem estar entendendo o que Arquivo X representa para o mundo Nerd, quanto para o mundo pop e cool. Hoje séries como Lost iludem as pessoas com tramas sem fim e embolação única. As séries Lost, Heroes, The 4.400, Supernatural e até Smallville,tivera inicio após Arquivo X.

Todos seguem a base de Arquivo X: conspirações governamentais, sobrenatural e claro alienígenas.

Na série somos apresentados a FOX MULDER (David Duchovny) e DANA SCULLY (Gillian Anderson). Fox Mulder é formado em psicologia em Oxford e especializado em traçar perfis de homicidas, abandonou uma promissora carreira na divisão de crimes violentos do FBI para assumir um departamento renegado e ridicularizado dentro da instituição, a divisão do Arquivo X (responsável por casos não resolvidos e que envolvem fenômenos paranormais), e logo de cara também no primeiro episódio somos apresentado a Dana Scully, o oposto do Fox Mulder, ela explica tudo na ciência. No inicio ela é mandada para o lado do “Spooky” apelido do Fox (que dizer estranho), para sempre informar o alto escalão das atividades do seu parceiro.

Mas o tiro sai pela culatra e os dois começam a ter uma grande amizade, fazendo assim com que Dana Scully pouco a pouco perceba que a verdade está lá fora.

A estréia da série foi em 10 de setembro de 1993 nos Estados Unidos, ninguém botava fé, pois desde Star Trek nenhuma série de Ficção cientifica tinha feito sucesso, com isso ninguém se preocupou em fazer uma grande divulgação, jogando ela em um dos piores horários da semana, sexta-feira à noite, onde a audiência era muito baixa. Todos achavam que a série estava com os dias contados, a ponto até da revista Entertainment Weekly lançar uma nota escrita “Sabemos que este programa é um caso perdido”.

A FORÇA DOS FÃS

Arquivo X foi uma das primeiras séries a ser promovida ONLINE e a interagir usando os Fãs fiéis que espalharam a série boca a boca, cartas, e-mail e tudo mais, o poder desse tipo de marketing foi tão grande que no final da primeira temporada a série já tinha uma das maiores audiências. E arrastando elogios e críticas, a segunda temporada iniciou com um público três vezes maior que a primeira tornando-se um fenômeno mundial.

Uma das fórmulas para o sucesso, foi a química entre os protagonista que eram a chave de tudo, o lado científico da Scully que sempre batia de frente com as opiniões de Mulder, essa era a arma da série.

A MITOLOGIA

Os episódios de Arquivo X podem ser divididos em conspirações governamentais e alienígenas e os chamados monstros da semana, que não tinham relação com a trama principal.

Mas não pense que a série só falava de homenzinhos cinza (sim meus amigos, eles são cinza e não verdes, como Mulder sempre gosta de lembrar), mas uma das armas mais importantes de todas era não tratar o telespectador como um leigo e sim oferecer inteligência e tramas cada vez mais complexas, qualidade que certamente contribuiu para sua longevidade.

Na série não pense que Scully não era uma personagem forte, pelo contrário ela não precisava usar minúsculas saias para chamar atenção e sim usava seu grande potencial que era a inteligência, virando a musa dos Nerds, era alguém que sempre era o lado mais forte da série mostrando que não precisa ser homem para domar as rédeas de programa.


THE TRUTH IS OUT THERE
“A VERDADE ESTÁ LÁ FORA”


Com a saída de David Duchovny (Mulder), a série foi perdendo o fôlego, Scully cada vez mais distante dos episódios, sendo substituída por outros que não tinham a mesma química dos parceiros antigos, mas que mesmo assim seguraram bem até onde poderão sem deixar a peteca cair em nenhum momento.

Seu fim chegou na nona temporada e com dois longas metragens feitos. Seu término causou um grande vazio nos Fãs e a televisão ficou sem seu programa mais inteligente.

Sua importância ao mundo Pop e nerd mostrava que mesmo fora do ar, a série daria suas derivações, que muito das vezes nunca foram tão bons quanto o original.

Séries que hoje são tratadas como grandes mudanças, seguem com as mesmas armas que Arquivo X, conspirações governamentais, alienígenas, fenômenos paranormais e por aí vai.

Uma coisa é certa, enquanto a verdade não for revelada Fox Mulder e Dana Scully não desistirão de encontrá-la.

***
__________________________________________________________________

FATOS X
Curiosidades sobre Arquivo X


  • O escritor Stephen King é fã da série e escreveu o roteiro do episódio “FEITIÇO”, da quinta temporada que envolvia uma boneca assassina;


  • QuentinTarantino iria originalmente dirigir o episódio “NUNCA MAIS”, da quarta temporada, mas foi impedido pelo DIRECTORS’S GUILD OF AMERICAN, o sindicato dos diretores de cinema e TV de Hollywood, por não ser associado à instituição;

  • O número do apartamento de Mulder é “42”, uma referência a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais no livro “O guia do mochileiro da galáxia” de Douglas Adams;

  • Os casos do FBI que dão nome a série eram inicialmente guardados na letra “N”, “NÃO RESOLVIDOS”. Mas como a pasta estava muito cheia, foram transferidos para a letra X, de onde veio o nome do departamento;

  • Arquivo X rendeu duas séries derivadas “MILLENNIUM” e “OS PISTOLEIROS SOLITÁRIOS”. Nenhuma fez grande sucesso, o primeiro episódio de Os Pistoleiros solitários, tratava de terroristas que planejavam destruir o World Trade Center com um avião muito antes do 11 de setembro.

  • O episódio “O MISTÉRIO DE PIPER MARU” da terceira temporada tem o nome da filha de Gillian Anderson, PIPER, de quem Cris Carter é padrinho;

  • O episódio “SURPRESA DE NATAL”, da quinta temporada, Dana Scully criança foi interpretada pela irmã de Gillian Anderson na vida real, Zoe Anderson;

  • O criador da série Chris Carter, aparece na tela como um agente do FBI no episódio “ANASAZI”, final da segunda temporada e também fez uma pequena participação na platéia do cinema no episódio “HOLLYWOOD D.C”, da sétima;

  • William B. Davis, ator que interpreta o Canceroso, na vida real é ex-fumante – ele parou de fumar em 1970. Muito antes de ganhar o papel, na série colocavam para ele um cigarro de ervas e é até hoje um colaborador ativo no fundo de luta contra o câncer;


  • A famosa música de abertura foi criada sem querer pelo compositor Mark Snow que apoiou sem querer o cotovelo sobre o teclado com a função de eco e gostou tanto do resultado que acabou escrevendo o tema todo a partir do efeito;

  • Arquivo X foi a primeira série a ser promovida ONLINE e a interagir com seus Fãs usando a internet. Vários personagens ao longo da série tinham os nomes desses fãs, que são conhecidos como “X-Philes” ou “Excers.”
__________________________________________________________________



NÃO CONFIE EM NINGUEM
Os principais personagens de Arquivo X


Fox Mulder – Nome completo: Fox William Mulder (DAVID DUCHOVNY)

Data de nascimento: 13 de outubro de 1961

História: sua primeira palavra foi “JFK”. Mulder presenciou a abdução da sua irmã mais nova Samantha, quando tinha apenas 12 anos e foi esse fato que o incentivou, já adulto, reabrir o Arquivo X. Seu objetivo é expor a verdade sobre alienígenas. Quando não está procurando homenzinhos cinza, ele passa seu tempo comendo sementes de girassol e assistindo a filmes pornôs e trash. Ele não tem muito respeito pelas regras do FBI, mas segue sempre obstinado em seu objetivo.


Dana Scully – Nome completo: Dana Katherine Scully (GILLIAN ANDERSON)

Data de nascimento: 23 de fevereiro de 1964

História: é filha de um oficial da marinha e de uma dona de casa. Formada em medicina, ela preferiu se juntar ao FBI a praticar a medicina convencional, o que causou vários atritos com seu pai. Ela sempre acredita que a ciência tem resposta para tudo, apesar do racionalismo é religiosa e carrega consigo o tempo todo um pequeno crucifixo dourado no pescoço, presente de sua mãe. Mesmo quando não acredita nas teorias do seu parceiro, ela se mostra disposta a investigar e descobrir a verdade. Com o tempo os inimigos começam a ver como ela é tão perigosa quanto inconveniente.


Canceroso – (WILLIAM B. DAVIS)

Historia: o grande inimigo do Arquivo X, presente desde o primeiro episódio, ele foi a pouco ganhando espaço e força dentro da série até se tornar a peça fundamental da mitologia. Conhece os pais de Mulder, William e Elizabeth, tem influência em todos os lugares e faz parte de um sindicato para esconder a verdade do mundo. Está sempre um passo a frente de Mulder e Scully e muita das vezes os usam em sua trama. É um dos melhores personagens da serie, é fascinante até a medula.


Walter Skinner –Nome completo: Walter Sergei Skinner (MITCH PILLEGGI)

História: é diretor-assistente do FBI e um ex-soldado e veterano da guerra do Vietnã, tenta várias vezes controlar Mulder sem sucesso, já ajudou várias vezes seu subordinado, peitando até o canceroso, com quem tem alguns segredos.
É um dos personagens principais e importantes, é ele que sempre mostra o lado mais sério da trama, sempre vendo e tentando entender as verdades de Mulder.


PISTOLEIROS SOLITÁRIOS – Tom Braidwood (MELVIN FROHIKE), Dean Haglund( RICHARD “RINGO” LANGLY), Bruce Harwood ( JOHN FITZGERALD BYERS).

História: são os poucos amigos em que Fox Mulder confia, além da Scully. Nerds até a medula, são as armas do Arquivo X, adoram teorias conspiratórias e sabem todas que ocorreram alem de segredos do governo. Eles editam um jornal chamado “O pistoleiro solitário”. São personagens fundamentais e marcantes da série.


Garganta Profunda (JERRY HANDIN)

História: nomeado com o apelido de W. Mark Felt, que entrou na história como o “Garganta Profunda” no escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Nixon, é um dos informantes de Mulder na primeira temporada (como mostra no episódio “Jogo de gato e rato”), é um dos personagens mais citados da série.


Sr. X (STEVEN WILLIAMS)

História: substituto do Garganta Profunda nas temporadas seguintes, não tinha a mesma presença do anterior, mas era importante, já salvou Mulder e sempre estava perto onde precisasse. Membro do “HOMENS DE PRETO”, o nome veio de um informante do filme “JFK”


John Doggett (ROBERT PATRICK)
Nome completo: John Jay Doggett
Data de nascimento: 4 de abril de 1960

História: seu filho desapareceu e foi encontrado morto alguns dias depois, seu casamento acabou por isso, e passou apenas a se dedicar ao trabalho, sua entrada para o Arquivo X ocorreu com a abdução do Mulder e seu desaparecimento (ele era o responsável da investigação), pouco a pouco ele vai entendendo o mundo além do que ele imagina, mas sem nunca deixar de procurar o responsável pela morte de seu filho.


Monica Reyes (ANNABETH GISH)

História: antiga amiga de John Doggett, ela foi a responsável pela investigação da morte de seu filho, ela entra para o Arquivo X, com a afastamento da Scully que estava grávida. Como Fox, ela é aberta a novas idéias e teorias.


-------------------------------------------------------------------------------------------------




ABERTURA X

A abertura da série Arquivo X é a mais marcante de todas as séries, não existe uma pessoa que não a conheça, da música tema até as frases que marcaram a série, a mais usada era “A VERDADE ESTÁ LÁ FORA”, mas ao longo da série teve outros textos que foram colocados em alguns episódios especiais.

A lista:

Não confie em ninguém” - 1° temporada episódio - “Jogo de gato e rato”;
Negue tudo”- 2° temporada episódio- “A ascensão”;
Ei ‘aaniigoo’ ‘áhoot’ é”- 2° temporada episódio -“Anasazi”- Tradução da frase principal da série “Longe daqui a verdade”, no dialeto dos índios americanos Navajo;
Desculpe é a Política”- 3° temporada episódio -“O falso alienígena”;
Tudo morre” - 4° temporada episódio -“Procura incessante”;
Enganar, Iludir, ofuscar”- 4° temporada episódio – “Teliko”;
E pur si muove” – 4° temporada episódio – “Terma, a pedra da morte” – a frase em Italiano significa “ Contudo, ela ainda se move” e é atribuído a Galileu Galilei;
Acredite na mentira” - 4° temporada episódio – “A maior das mentiras”;
Todas as mentiras levam à verdade” – 5° temporada episódio –” Em busca da verdade”;
Die wahrheit ist irgendwo da drauSen”— 6° Temporada episódio- “Triângulo” – a frase em alemão significa “ A verdade está em algum lugar lá fora”;
O grande ciclo” – 6° temporada episódio – “O antinatural”;
Amor Fati”-7° temporada episódio – “A 6° extinção, parte II” – frase em Latim que significa “Ama o teu destino”;
Acredite para entender”-7° temporada episódio –“Libertação”;
Nada importante aconteceu hoje” -9° temporada episódio “ Nada importante aconteceu hoje, parte II”;
Ereht tuo si hturt eht” -9° temporada episódio – “4D” – a frase é “ A verdade está là fora” ao contrario;
Eles estão assistindo” - 9° temporada episódio – “Não confie em ninguém”;
Dio te ama” - 9° temporada episódio – “Improvável”. Do Italiano “Deus te ama”.


A SUA IMPORTÂNCIA EM BUSCA DA VERDADE

Arquivo X é uma série que sempre será comentada, por que além de ser uma das primeiras séries de ficção, depois de Star Trek, a ser fenômeno de audiência, e que gerou várias outras também, como vemos em Lost e por aí vai (na minha opinião, Arquivo X é bem melhor que Lost!). É uma série que deixa saudades e que sempre estará entre as melhores séries já feitas.

Arquivo X teve 9° temporadas e dois filmes, com o ultimo intitulado “Eu quero acreditar”.

Até mais amigo, e lembre-se ... A verdade está lá fora.





Um comentário:

Karol* disse...

"Vc não conhece a verdade irmã?" Eu sempre escuto isso. Agora acho que entendi o que queriam dizer. Da próxima vou responder: Não, ainda não assisti o filme! :p