quarta-feira, 15 de julho de 2009

. Bem Vindo a Fronteira Final ...

Por: João Paulo Serra Santiago

O filme STAR TREK (ou Jornada nas Estrelas), já foi lançado há um tempo nos cinemas, mais mesmo assim deixou a sua marca da nova retomada da franquia ao cinema, que andava desgastada e sem imaginação tanto na série de TV, quanto nos filmes.

Nesta nova aventura somos apresentados a dois personagens ícones do mundo pop e cultural, Capitão James Tiberius Kirk e Spock, mais jovens se iniciando na frota estrelar, e passando por dificuldades entre eles, até se tornarem grandes amigos que já conhecemos de outrora.

Mais como esse filme é um reinicio de tudo, vamos nos relembrar dos clássicos, mas apenas os clássicos do cinema, não vamos abordar as séries, pois não daria em uma só matéria.

-------------------------------------------------------------

1· Star Trek – o filme (1979)
*Direção: Robert Wise

Esse filme era para ter feito tanto sucesso quanto Star Wars, mas não foi o que ocorreu. Ele apenas ficou voltado para a parte humana e filosófica da série, não foi um grande filme, mais foi quem deu o primeiro passo para todos os outros que vinham a seguir. Uma versão melhorada foi lançada em 2001 em DVD que é superior ao original, ainda se cogita em um super relançamento desse filme em Blue-Ray.

2· Star Trek – A ira de Khan (1982)
*Direção: Nicholas Meyer

Considerado o melhor filme da franquia, A ira de Khan é repleto de ação e com um super vilão, o filme até hoje é comentado em qualquer papo nerd e sempre é lembrado, como o diretor americano Kevin Smith que sempre fala dessa obra.

3· Star Trek – A Procura de Spock (1984)
*Direção: Leonard Nimoy (o antigo Spock)

A tripulação da USS Enterprise parte para buscar o corpo ressuscitado do Spock em um planeta renascido, neste filme a idade dos personagens é jogada como um tema de pano de fundo, dando assim mais veracidade à tripulação e tornando assim uma trama excepcional.

4· Star Trek – IV: À volta para casa (1986)
*Direção: Leonard Nimoy

Este filme já foi reprisado várias vezes na sessão da tarde, mais é um bom filme (o mais leve de todos), o tom de comédia se permanece no filme. Na história a Enterprise volta no tempo para salvar um casal de baleias e impedir a destruição da Terra no futuro.

5· Star Trek –V: A fronteira final (1989)
Direção: William Shatner (o antigo Kirk)

Essa é a trama que tem a temática mais religiosa, é considerado o pior de todos e está em os mais “trash” de todos. Na trama a equipe vai atrás de uma entidade que se apresenta como Deus. É uma trama tão tosca que ofende.

6· Star Trek - VI: A terra desconhecida (1981)
*Direção: Nicholas Meyer

A Enterprise ao lado da Excelsior precisam impedir a sabotagem a um acordo de paz entre a Federação e os Klingon. É considerado o mais bem produzido de todos, tanto nos efeitos quanto em outras partes, esse é o ultimo filme, e a clássica equipe se despede e deixa lembranças.

7· Star Trek - A nova geração (1994)
*Direção: David Carson

Uma anomalia temporal (normal na franquia) une os Capitães James Kirk e Jean-Luc Picard. Foi uma forma de passar o comando para um novo capitão. A nova equipe se tornou mais famosa, já que a antiga não salvava mais o filme de alguns fracassos do cinema.

8· Star Trek – Primeiro Contato (1996)
*Direção: Jonathan Frakes

Primeira aventura solo no comando do novo capitão Picard, um filme que tinha tudo para ser a nova tomada da série que andava bem na televisão, mais é uma pena que esse sonho não se tornou realidade.

9· Star Trek – Insurreição (1998)
*Direção: Jonathan Frakes

A nova equipe encontra um planeta que seu povo nunca envelhece, causando cobiça de uma raça deformada. É uma trama simplória, mas que nos traz a antiga fórmula da série na época de ouro. É uma pena que o resultado ficou meio irregular, porém não arruinou completamente a trama.

10· Nêmesis (2002)
*Direção: Stuart Baird

Nesta versão um clone do capitão Picard, romulanos atacam a terra é o término de tudo. Um filme complicado até mesmo para explicar. Foi quase o fim da franquia até agora...

11· Star Trek (2009)
*Direção: J.J. Abrams

O retorno da equipe antiga. Abordando a juventude, trazendo para a nova garotada os ícones de outrora. Um ótimo filme com roteiro impecável e que você não precisa ser um trekker (fãs de Star Trek) para entender, pois ele explica à origem de tudo, uma ótima fórmula e um ótimo início a fronteira final...


<-------------- DIÁLOGO KLINGON -------------->


" PLEJIT AMOR EKE FREK IZE KA. "


.Será que alguém sabe o significado?


Nenhum comentário: