quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que é RPG


Vamos agora nos aprofundar na mente dessas criaturas horrendas que são os nerds. Hoje vamos falar de um assunto que eu particularmente gosto muito, RPG. Essas três letrinhas mágicas que me fascinam desde que eu tinha nove anos me fazem passar horas com os amigos jogando.


Mas o que é esse jogo?


Você provavelmente já ouviu falar em RPG alguma vez na sua vida, provavelmente mal, com aquela história dos garotos que mataram um amigo por causa do jogo (tocarei nesse assunto mais tarde pra acabar com essa história).


RPG é um jogo de fantasia, onde você cria e interpreta um personagem dentro do mundo do jogo, imagine poder ser quem você quiser. Ser um herói, um guerreiro lutando em campos de guerra medievais, um vampiro sedutor em noites modernas ou um arqueiro habilidoso como Légolas de Senhor dos Anéis.


Você já deve ter brincado de policia e ladrão, é bem parecido, só que em RPG existem regras pra organizar e as coisas são decididas através de dados, isso mesmo, dados que dão a aleatoriedade ao jogo (assim como em war). RPG é um jogo de interpretação e estratégia que exercita a criatividade, imaginação e o raciocínio.


Como Funciona isso aí?


Em uma partida de RPG (ou sessão como chamamos) existem dois tipos de integrantes do jogo, o narrador e os jogadores. O narrador que é quem conta a história e descreve o cenário (mundo ao redor dos personagens) e é o arbitro do jogo, os jogadores são os que vão habitar e interagir com o mundo descrito pelo narrador.


Cenários & Jogos


Existem vários cenários criados para RPG, como por exemplo, Dungeons & Dragons (famoso d&d), Vampiro a máscara, Cyberpunk, 3det e outros.


Cada cenário dita as possibilidades de criação de personagens como, por exemplo, em D&D as aventuras medievais nos dão possibilidade de criarmos personagens magos, guerreiros, etc.


Vampiro a máscara descreve um cenário atual, onde vampiros rondam pelas ruas escondendo sua verdadeira identidade, nos dá a possibilidade de interpretar os sedutores vampiros pelas ruas da modernidade.


Já em Cyberpunk podemos ver nas ruas o estilo hi-tech, pessoas com parte cibernéticas e moicanos eletrizados, nos dando a possibilidade de interpretar um rebelde e viver em um mundo futurista.

3d&t (ou defensores de tóquio 3) é um jogo mais pra dar gargalhada que outra coisa, pois você pode interpretar heróis como os Power Ranges, Superman, Batman etc.


A velha pergunta: Mas quem ganha?


Em um jogo de RPG ninguém ganha nem perde, as aventuras vão tendo seqüência em sagas sem fim, o divertido é passar pelos desafios, progredir os personagens. RPG é um jogo para se divertir muito, reunir os amigos e esquecer os problemas em uma tarde com muitas risadas. Eu recomendo.


Ei! Não se esqueça não Eder, me explique aquela história lá dos caras que se mataram.


Não me esqueci não, essa é uma história que me deixa muito irritado. Vou dar um exemplo, assim como existem muitas pessoas que vão a um estádio de futebol e apreciam um belo espetáculo sem causar mal a ninguém, existem pessoas que levam a sério e brigam, machucam pessoas inocentes e estragam a diversão de todos.


RPG não faz ninguém matar ninguém, se você não sabe diferenciar um jogo da realidade eu o aconselho a procurar um psiquiatra e se internar, pois isso não é normal, você não vive dentro da matrix.


Acho que isso já basta pra explicar, mas pra não deixar nenhuma dúvida o livro de ‘vampiro a máscara’ em seu editorial tem a seguinte nota:


Vampiro: A Máscara é um jogo que requer imaginação, esforço, criatividade e, acima de tudo, maturidade. Parte dessa maturidade é perceber que Vampiro é somente um jogo, e que as situações descritas nestas páginas são completamente imaginárias. Ao derrotar alguém jogando Banco Imobiliário™, você não vai hipotecar a casa dele. Se você afunda alguém na Batalha-Naval™, não vai começar a jogar coquetéis molotov nos navios. A mesma regra se aplica a qualquer RPG ou jogo de narrativa. Em outras palavras, você não é um vampiro. Quando o jogo acaba, deixe de lado os livros, os dados e aproveite sua vida; e deixe as outras pessoas aproveitando as delas. Para os 99,9999% de vocês que são suficientemente conscientes para não precisar deste aviso, divirtam-se.


***


Pra finalizar: Se alguém se interessou em jogar RPG tem um cara que eu conheço que gosta muito e particularmente gosta de ensinar a jogar. É só procurar ele, o msn dele é ederbalbinoferreira@hotmail.com


Abração galera.

Nenhum comentário: