quinta-feira, 16 de julho de 2009

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia."

Por: Laís Barcant

Hoje, acordei por volta de umas 10 horas da manhã...Liguei a tv e fui passando os canais como de costume, aliás, quem não faz isso, né?Eis que parei na MTV e um clipe me chamou muita atenção, ROLLING STONES - Sympathy For The Devil, vi a interpretação do nosso querido Mick Jagger, muito surpreendente!Eu que nunca fui muito chegada a esta banda parei para assistir esse clipe e fiquei alucinada por um tempo que eu não sei dizer...Decidi então entrar na internet e procurar a tradução desta tal música, quando fui lendo fiquei mais assustada ainda do que já estava, sabe o que quer dizer? Simpatia pelo demônio!

Então pensei em várias hipóteses e pensei no que eles estavam pensando na hora de fazer esta música tão perturbadora.Para uma garota que não entende inglês apenas escutar e gostar das batucadas de um bom rock é maravilhoso, mas fui mais afundo, será que curtir é isso?E mais perguntas vinham a minha cabeça, estava incontrolável.

Fui procurando o significado das palavras que me encucavam e o tempo ia passando...
Primeiramente, fui procurar o significado de CURTIR, existiam três significados, cada um para diferentes motivos e lá estava o meu (Gozar, desfrutar com grande prazer de algo, apreciar em alto grau), isto não me agradou, pois não era este ‘sentimento’ que eu sentia pela banda a cima, mesmo sendo ROCK, o estilo que mais me completa!Tantas pessoas falam em EMO pra lá EMO pra cá, o que seria este ‘julgamento’, sim, para muitos é um julgamento!

Fui e procurei o significado de EMO, Emo ou Emocore (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.Seria dar mais emoção a música?


Pensei quase queimando os poucos miolos que ainda me sobravam depois de tudo...Olhando o contexto ROLLING STONES tem alguma coisa haver?
Vamos lá...Livre expressão meu povo...E a minha conclusão foi...NÃO

Apesar dela estar entre uma das bandas mais antigas e ainda em atividade ela focava seu som magnífico num estilo de som musical chamado BLUES (O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva).

Este significado não se encaixa mais, ou eu que não estou entendendo o real motivo?
Meus ouvidos e meus olhos se enganaram?Como um dos sentidos mais aguçados do corpo de um ser humano pode se enganar?Mas o que eu to falando?Eles são ídolos, estando certos ou errados, drogados ou não, alcoólatras ou não!A venda de 500 milhões de cópias no mundo todo não é brincadeira e se é todos gostaram dela, que revolucionário...

E os Beatles?Recordar é viver, nunca esqueçam. Não só uma invasão Britânica, podendo ser chamada orgulhosamente de invasão Mundial!

Nenhum comentário: